Internet 5G no Brasil: o que é preciso saber sobre o tema?

Internet 5G no Brasil

Com a chegada da internet 5G aqui no Brasil, vem causando um grande rebuliço na área de tecnologia. Afinal, está chegando uma grande revolução para toda a sociedade, e a empresa que conseguir se antecipar com a internet 5G sai na frente e só tem a ganhar.

Confira maiores informações sobre a internet 5G.

Quando a internet 5G chega ao Brasil?

Quando a internet 5G chega no Brasil

Para que a conexão 5G chegue ao Brasil é necessário, que o tão esperado Leilão da 5G aconteça. Isso, porque é preciso que seja instalada as antenas e a infraestrutura para que seja gerada a conexão de rede, além de que seja instituída a regulação para o mercado. Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, responsável pelo setor, o leilão ocorreu em 2021, definindo como as operadoras poderão explorar as frequências destinadas ao 5G. Assim também se analisa, por meio do edital, formas de expansão da infraestrutura para delimitar se, então, terão todo o potencial que a 5G oferece em nosso território.

Como funciona a internet 5G?

Como funciona a internet 5G

A 5G é a quinta geração da conexão por dados móveis, e tem como um dos seus grandes diferenciais a possibilidade de adesão e popularização da Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things). Ela funciona por meio de ondas de rádio, com o mesmo mecanismo das gerações anteriores. Contudo, o espectro de cobertura é muito maior que a da 4G e anteriores, espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz.

Na maioria das vezes, são usadas antenas que geram conexão nessa frequência. Portanto, para seu uso é preciso ter um número muito maior de antenas em um espaço bem menor, e isso exige um grande investimento em infraestrutura.

Ao comparar as velocidades das tecnologias, dá para identificar o quanto se evoluiu nesses aspectos:

  • 1G: 2kbit/s;
  • 4G: 1 Gbit/s;
  • 5G: 100 1 Gbit/s.

O aumento é exponencial. Com isso, atende-se às questões que demandam conexões mais robustas (por exemplo, no caso de carros autônomos, em que a resposta do sensor precisa ser imediata para não gerar acidentes). O resultado? Diversas inovações positivas no cenário nacional.

Quais são as oportunidades que a chegada da 5G traz para as ISPs?

Oportunidades com a internet 5G

A internet 5G será responsável por popularizar a IoT, que atualmente é essencial para a Indústria 4.0. Quando chegar até a população em suas residências e também em suas rotinas, com maior intensidade, permitirá a profusão dos carros autônomos, já que teremos disponibilidade de conexão constante e de alta velocidade em inúmeros locais da cidade.

Quando a conexão é de alta velocidade ela permite que haja mais videoconferências, o que é primordial para as pessoas, que depois da pandemia do corona vírus passaram a se conectar mais através da internet. Essa é uma realidade que veio para ficar e beneficiar muitas empresas.

Benefícios da conexão 5G

Benefícios da conexão 5G

A 5G traz uma série de benefícios para quem trabalha com provedor de internet e, portanto, você deve estar atento para pensar em ações estratégicas buscando a implementação em sua rotina na ISP.

São vantagens como:

  • Oferta de serviços de conexão diferenciados, permitindo abranger clientes com demandas por alta velocidade e menor latência;
  • Oferta de serviços diferenciados para consumidores;
  • Abrangência de um serviço B2B, atraindo empresas e indústrias que desejam implementar a IoT internamente;
  • Disponibilização, também, de serviços diferenciados, como sensores e monitoramento para empresas e indústrias;
  • Garantia de serviços de segurança de informação, para assegurar maior proteção no uso da 5G pelos clientes.

A empresa que tiver primeiro a internet 5G vai sair na frente e ganhar com tudo que a tecnologia 5G tem a oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *