Ter segurança na comunicação corporativa para que nenhuma informação sigilosa seja passada de maneira inadequada é fundamental para qualquer empresa. Veja mais sobre o assunto lendo o artigo até o final.
Do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), o PABX é um aparelho muito comum em empresas e escritórios, pois permite que seja criada uma rede interna de telefonia, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho.
Estes equipamentos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativo, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.
Conheça mais sobre as funções deste equipamento e as características dos PABXs analógico, híbrido e IP para escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.
O que é um PABX?
O PABX nada mais é do que uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que permite a conexão direta com outras linhas internas inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.
O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Ainda possibilita uma economia de recursos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.
É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total (fora da central não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa como quando há dois aparelhos na mesma linha). A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos ou chamadas para celular, se necessário.
PABX analógico, híbrido ou IP: qual escolher?
A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicos digitais e/ou IPs. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias.
Vamos às características de cada um:
PABX analógico
O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo, sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:
- Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
- Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
- Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
- Chamada em espera;
- Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
- Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
- Conexão com porteiros eletrônicos;
- Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
- Transferência de chamadas;
- Identificador de chamadas;
- Reuniões por telefone (chamada em conferência);
- Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.
PABX híbrido
O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico mas integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:
- Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
- Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
- Terminais com tecnologia digital;
- Maior capacidade de ramais;
- Consulta de portabilidade para números celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia;
- Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
- Realização de chamadas com tecnologia IP;
- Facilidade na configuração do sistema;
- Possibilidade de interligação com outros PABX;
- Possibilidade de interligação com computadores, que podem ser mais ramais;
- Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
- Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
Conexão com porteiros eletrônicos;
Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).
PABX IP
O PABX IP se assemelha bastante ao híbrido mas funciona de forma independente dos aparelhos e linhas telefônicas tradicionais (pode ser integrado). Ele utiliza a conexão de internet para garantir o tráfego de voz por meio de uma rede IP, por isso garante alguns recursos adicionais como:
- Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
- Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
- Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho;
- Ter até 700 ramais disponíveis.
O aparelho possibilita que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.
Vale ressaltar que apesar dos benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. Apenas este profissional está capacitado e pode fazer com que o equipamento entregue todas as funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.
Um projeto de PABX apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.