PABX Físico x PABX em Nuvem, qual é melhor?

PABX Físico ou em nuvem

Com o avanço tecnológico, surgem sempre novas soluções que revolucionam os meios de comunicação e tornam os processos mais otimizados e práticos, principalmente para as empresas. Esses recursos beneficiam principalmente corporações que conseguem melhorar, em vários aspectos, as suas relações internas e externas.

A novidade do momento é a criação de um PABX que transforma os dados analógicos de voz em dados digitais, que acabam sendo armazenados em nuvem. O PABX físico já é conhecido das empresas, mas agora tais funcionalidades podem também ser aplicadas de modo virtual. O PABX físico era responsável principalmente pela divisão entre os ramais da empresa, além de permitir que a linha telefônica fosse usada por diversos ramais sem interferência.

O PABX em nuvem representa um sistema muito mais avançado, mas a escolha entre um ou outro vai depender muito das necessidades de cada empresa. Observe, a seguir, alguns pontos negativos e positivos de cada um para descobrir qual é melhor.

Economia

 

PABX em nuvem redução de custos

Um fator muito importante para as empresas é a economia, pois elas estão sempre querendo economizar nos seus custos.

No caso do PABX físico, ele funciona através de uma linha telefônica comum que é contratada através de uma operadora. As contas telefônicas tendem a trazer despesas altas, além de não permitir um controle facilitado entre os ramais. Além disso, exige que uma central para administrar os ramais seja instalada, contando com aparelhos exclusivos e diversos fios. De fato, não há muita economia. Também exige uma manutenção mais frequente que deve ser feita por um profissional especializado e, quando está em manutenção, a sua linha pode ficar fora do ar.

O PABX em nuvem sai ganhando no quesito economia, pois não exige nenhuma instalação nem mesmo equipamentos, apenas consiste em uma configuração que é feita pela internet. Há, ainda, uma economia em relação às ligações, podendo ser de até 70% para as ligações internacionais. A manutenção também é totalmente remota, além de não precisar ser feita com tanta frequência.

Mobilidade

 

PABX em Nuvem Mobilidade

Outro ponto a ser analisado é a mobilidade de ambos os tipos de PABX para entender o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

No PABX físico, as ligações podem ser feitas e recebidas somente da mesa onde o telefone estiver instalado, mas é possível transferir para outro ramal. Assim, quando o funcionário acaba se ausentando, é preciso entrar em contato através do celular. As empresas com PABX físico costumam receber algumas reclamações relacionadas com a demora para atender o telefone. Isso acontece justamente porque, em alguns casos, o funcionário está longe da mesa com o telefone e as ligações acabam ficando perdidas.

Empresas com o PABX em nuvem saem em vantagem aqui, pois ao se tratar de um sistema que é compartilhado pela nuvem, as ligações podem ser feitas e recebidas a partir de qualquer dispositivo que esteja conectado com a internet, até mesmo do

celular. Os assuntos da empresa podem ser resolvidos mesmo quando o funcionário estiver em casa ou fora do trabalho, sem nenhum custo adicional.

A questão da mobilidade faz com que o PABX em nuvem também seja o mais indicado para pequenas empresas, onde não há tantos funcionários assim disponíveis para o atendimento.

Acessibilidade

A versão física do PABX, como já mencionamos, exige uma infraestrutura completa com equipamentos e fios. Isso acaba ocupando bastante espaço, por isso geralmente apenas grandes empresas conseguem implementar, justamente também por terem mais capital para o investimento e equipe especializada para o atendimento.

A versão em nuvem não exige uma grande estrutura e se torna acessível para todos os tipos de empresas, até mesmo as de pequeno porte. A sua acessibilidade está presente no seu preço, no fato do atendimento poder ser feito de qualquer lugar e também na questão do espaço, pois só exige um computador com acesso à internet.

Escalabilidade

A escalabilidade também precisa ser observada e levada em conta na hora de se decidir. Isso porque, com a versão física, é sempre muito difícil adicionar ou excluir ramais, exigindo uma reestruturação de todos os cabos. Isso vai gerar muitos gastos, exigir pessoal especializado e ainda deixará a linha telefônica da sua empresa fora do ar por um tempo.

Para o PABX em nuvem, a escalabilidade é totalmente possível, e a sua empresa pode ter apenas 1, 10, 50 ou até 100 ramais. Você pode definir a quantidade de ramais pelo computador, através de uma tela intuitiva que te ajuda a fazer as configurações certas. Sua linha não fica fora do ar, você não gasta dinheiro e nem precisa contratar pessoal especializado.

Funcionalidades

 

Funcionalidades PABX em nuvem

Tanto a versão física quanto em nuvem do PABX conta com diversas funcionalidades interessantes como o gerenciamento das ligações, a identificação das chamadas, transferência de ligações para outros ramais, chamadas em espera e muito mais.

O PABX em nuvem se destaca por conter funcionalidades que vão além dessas mais tradicionais, como: a possibilidade de gravar chamadas, música de espera, caixa postal, fila de chamadas, correio de voz, mensagem por e-mail, relatórios, ramais ativos e outros.

Qual contratar?

Comparando diversas questões entre o PABX físico e em nuvem, podemos concluir que a versão em nuvem é a mais benéfica para todas as situações, em todas as empresas. Por conter um baixo custo e não exigir equipamentos, o PABX em nuvem pode ser instalado até mesmo no seu home office, caso você precise de um serviço de atendimento mais especializado para seus clientes.

PABX em Nuvem Da SkyCorp Solutions

 

PABX em nuvem da SkyCorp Solutions

A SkyCorp Solutions oferece serviços de TI para outras empresas, com o intuito de fornecer agilidade e segurança para seus colaboradores e clientes. Eles oferecem o serviço de PABX em nuvem, fazendo toda a instalação do sistema no computador escolhido e fornecendo o suporte necessário quando você precisar.

Para fazer a contratação você deve acessar o site e entrar em contato. Eles devem lhe passar todos os detalhes, incluindo valores e o que está incluso no pacote. Esse tipo de serviço pode ser essencial para empresas, até mesmo para aquelas que estão começando.

 

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