O que é PABX?

Dentro das empresas há diversos sistemas e estruturas que se fazem necessários para possibilitar que a empresa funcione perfeitamente, evitando erros, problemas e atrasos na comunicação ou até mesmo na hora da produção. Quem tem uma empresa deve estar familiarizado com o termo PABX, mas não se sinta mal caso não esteja.

Talvez você nem saiba que a sua empresa necessita desse tipo de serviço, mas com certeza ele se tornará necessário conforme sua empresa crescer, principalmente se você concentrar um grande número de funcionários. A seguir, entenda melhor o que é PABX, os tipos existentes e veja todas as demais informações.

PABX: o que é?

A sigla, em português, significa Troca Programada de Ramais Privados, e geralmente é um sistema usado por grandes empresas para conectar diversos ramais em uma mesma linha telefônica. Esse sistema amplia a possibilidade de receber e fazer ligações externas dentro da empresa ao mesmo tempo sem precisar esperar uma linha ser liberada.

Em outras palavras, seus funcionários podem receber e fazer ligações ao mesmo tempo, sem precisar esperar um desligar para que outro tenha acesso à linha. Assim, o atendimento fica melhor, mais organizado e também mais ágil. O sistema existe desde os anos 60 e, na época, era chamado de PBX, e atuava com um operador que ficava responsável pelas linhas telefônicas e contava com blocos de painéis, para direcionar todas as chamadas que chegavam na empresa.

Alguns anos mais tarde, não era necessário mais que um operador realizasse a tarefa. As centrais telefônicas se tornaram mais automatizadas e modernas, além de oferecer mais economia às empresas.

PABX: quais são os tipos?

 

PABX Quais São os Seus Tipos

Novos formatos e modalidades do PABX foram surgindo com o tempo, trazendo novas funcionalidades e automatizando cada vez mais tanto a sua instalação quanto a sua operação. A seguir, você poderá conferir os principais tipos existentes de PABX atualmente.

– PABX Analógico: esse é o modelo mais tradicional que funciona através de operadoras de telefonia fixa e conta com funcionalidades mais básicas. Permite o recebimento de chamadas externas, vem com identificador de chamadas, ligações entre ramais, senha para ramais e até mesmo bloqueio de chamadas a cobrar. Quando é preciso fazer uma manutenção, essa deve ser especializada e o atendimento da empresa fica comprometido por algumas horas;

– PABX Digital: o método digital é oferecido somente por operadoras de porte maior, que o permitem atuar através de linhas digitais. Permite uma quantidade maior de ligações e vem com mais recursos. Fornece eliminação de ruídos para as ligações, ajuste do volume de escuta, discagem direta para ramais e muito mais. Assim como o método analógico, exige uma mão de obra especializada para as manutenções;

– PABX IP: é um método que funciona através da internet, através da telefonia VOIP para as ligações. Com isso, há uma redução no custo total das ligações, inclusive aquelas que são realizadas à distância. Oferece gravador de chamada, fila de espera e diversos outros recursos. É preciso contratar a linha VOIP, além de instalar um hardware. A manutenção também é especializada. Pode necessitar ainda da compra de alguns equipamentos para o seu funcionamento.

– PABX Híbrido: a versão híbrida consiste na junção do sistema analógico, digital e VOIP. É a versão mais usada em empresas de call center por oferecer mais soluções com menos custos e uma qualidade maior. É válido para as empresas que querem testar o VOIP sem deixar de usar as suas linhas telefônicas mais tradicionais. O equipamento tende a ser mais complexo, além da manutenção que também é cara.

– PABX Virtual: a versão mais atual é chamada de PABX Virtual ou PABX em nuvem. Conta com todos os benefícios de um sistema IP, mas funciona através da internet. É baseado totalmente em nuvem e por isso não exige equipamentos específicos, nem mesmo um servidor. Também não é preciso investir em nenhuma rede cara para a instalação, pois tudo é feito pela internet. Por ser de baixo investimento, é uma opção para empresas de todos os portes, até mesmo as menores que podem usufruir da tecnologia para oferecer um suporte personalizado aos clientes.

PABX convencional ou PABX em nuvem

Há muito o que se comparar entre o modelo mais tradicional e o modelo atual, em nuvem. A principal diferença é a redução das despesas, principalmente com o custo das ligações, chegando a uma economia de até 70% para ligações internacionais.

Sem falar que a instalação de um sistema em nuvem é muito mais fácil, sem a necessidade de usar cabos, fios, centrais e quaisquer tipos de equipamentos. O PABX em nuvem, por funcionar através da internet, exige uma manutenção menor por parte de técnicos. Quando a manutenção é necessária, pode ser feita de forma remota.

Por esses motivos, o PABX em nuvem está se tornando o mais recomendado atualmente no mercado. Mas, vai de cada empresa, decidir qual é o melhor investimento para o seu momento.

PABX em nuvem é o mais avançado do mercado

 

pabx em cloud

Ficou claro que o serviço em nuvem é o mais vantajoso do momento e atende a uma grande demanda de empresas, desde pequenas a grandes. Esse sistema fornece uma maior economia, redução nas despesas, aumento no fluxo de ligações e não exige uma instalação muito complexa.

A empresa consegue ter também um maior controle sobre as ligações, contando com o recurso de gravar as chamadas quando necessário. Se você está pensando em investir em um sistema de PABX para sua empresa desde já, para garantir o excelente atendimento a seus clientes, recomendamos que procure por uma empresa séria e especializada no assunto para te ajudar a definir qual o melhor tipo de PABX e oferecer tudo o que você precisa para efetuar a instalação.

Não deixe de conferir os serviços oferecidos pela SkyCorp Solutions, uma empresa já consolidada no ramo e que conta com técnicos extremamente experientes para te ajudar em qualquer questão relacionada ao PABX de sua empresa. O quanto antes você investir em um bom atendimento para seus clientes, melhor será para a reputação da sua empresa.

 

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