Qual a diferença entre link dedicado e banda larga?

A internet se tornou algo indispensável na nossa rotina, fazendo parte de todos os momentos da nossa vida e sendo o principal meio de comunicação da atualidade. Rapidamente conseguimos nos comunicar com pessoas do outro lado do país ou do mundo através de uma conexão com a internet, mas além das necessidades pessoais de cada um, há também as empresas que têm esse recurso muito presente no seu dia a dia.

Algumas empresas hoje dependem muito do digital, do contato online com os clientes para conseguir fechar vendas, para ganhar a confiança e para atingir um público maior. Para as empresas da atualidade, uma boa conexão com a internet é extremamente importante e faz toda a diferença. Uma conexão de rede que não tenha turbulências, não caia e nem deixe o sistema da empresa fora do ar.

Para isso, existem algumas opções. A banda larga é a mais comum, mas a seguir você entenderá melhor a diferença entre ela e o link dedicado. Confira!

Internet Banda Larga

Internet Banda Larga

A internet banda larga, também chamada de conexão banda larga, é o tipo de internet mais conhecido e usado da atualidade, sendo comumente encontrado em residenciais por todo o país. A infraestrutura dessa conexão é compartilhada entre todos os clientes da operadora, por isso ela pode vir a ser um pouco instável e sofrer com oscilações de acordo com a quantidade de usuários que estão conectados no momento.

É por isso que podemos ouvir algumas pessoas dizerem que a internet fica boa para mexer em determinado horário; isso significa que naquele momento, há menos clientes conectados na rede da operadora.

Há um detalhe importante que poucas pessoas sabem, mas que precisa ser levado em conta na hora de escolher o tipo de conexão para a sua empresa. De acordo com o regulamento da ANATEL, as operadoras de internet banda larga pode entregar apenas 40% da banda que foi contratada, ou seja, você nunca vai obter 100% da velocidade e da potência pela qual está pagando.

Se algo acontecer com a sua internet banda larga, a operadora possui até 48 horas para resolver. Em uma empresa, isso significa 2 dias sem trabalho e muitos prejuízos. Outro destaque da banda larga é que ela apresenta diferentes velocidades de download e upload, sendo que a banda de download, para o recebimento de dados, costuma ser um pouco maior.

Link Dedicado

Link Dedicado

O link dedicado possui muitas diferenças em relação à banda larga e em muitos casos, acaba sendo superior, o que faz com que muitas empresas escolham por contratar o link dedicado, principalmente aquelas que dependem muito da internet no seu dia a dia.

A conexão através de um link dedicado conta com uma garantia muito maior ao cliente, pois fornece muito mais segurança ao usuário. Além disso, a primeira diferença em relação à banda larga é que o link dedicado entrega uma conexão onde há somente um usuário conectado, ao invés de vários clientes da operadora. A internet fica bem mais rápida, sendo muito difícil de acontecer oscilações.

Cada cliente de um link dedicado possui um canal direto e exclusivo com a internet. Outra diferença é que você recebe 100% da banda que contratou e não apenas uma porcentagem. Se você contratar 200Mbps, é isso que vai receber. As bandas de download e upload no link dedicado também são muito parecidas, não havendo divergência entre eles.

A mesma potência para receber arquivos, você tem para enviar arquivos. Em empresas, o upload é mais importante do que o download, pois a conexão é usada para acessar sites, plataformas e aplicativos, fazer envio de documentos e muito mais. Se a sua empresa possuir banda larga, pode ser prejudicada com a baixa banda de upload que terá à sua disposição.

As empresas que oferecem o serviço de link dedicado também costumam oferecer uma garantia de disponibilidade, que mede a qualidade e disponibilidade do serviço, mostrando a porcentagem da chance de a internet ter falhas. No caso do link dedicado, as chances costumam ser menores do que 1%.

Qual dos dois escolher?

Link Dedicado x Banda Larga

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada tipo de conexão de rede, poderá escolher com muito mais consciência. A escolha certa vai depender muito da operação da sua empresa, mas como nos dias atuais, é muito difícil um negócio não estar relacionado com o ambiente online, investir no link dedicado parece ser a melhor opção.

Se a internet for essencial para a sua empresa, não pense duas vezes em buscar por um serviço de link dedicado. Isso vai garantir uma conexão mais segura e de extrema qualidade, além de evitar prejuízos e evitar que você deixe os seus clientes na mão.

Por isso, na grande maioria dos casos, o link dedicado é a melhor opção para empresas. No caso de casas residenciais, a banda larga consegue suprir muito bem a necessidade.

Serviço de Link Dedicado da SkyCorp Solutions

Atualmente, o Brasil conta com algumas empresas voltadas para serviços de TI que atendem outras empresas, a fim de melhorar a sua conectividade, segurança e relação com funcionários e clientes. A SkyCorp Solutions é uma delas e entre os vários serviços que ela oferece, está o link dedicado.

O serviço de link dedicado da SkyCorp Solutions conta com cobertura nacional, ou seja, atende empresas de todos os cantos do Brasil. Eles garantem 100% da banda contratada, além de velocidades simétricas de download e upload.

Pelo site da SkyCorp, você consegue entrar em contato com um de seus especialistas para fazer um orçamento personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Você só precisa acessar o site https://skycorp.com.br/servicos/ .

O serviço de link dedicado é o primeiro que aparece, clique no botão “Fale com o Especialista” e preencha os campos com nome, e-mail e mensagem, para que eles entrem em contato. O serviço pode ser contratado por empresas de todos os portes, por isso mesmo se você estiver começando, não hesite na hora de investir em melhorias para o seu negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *