Fibra Óptica é tão melhor do que as redes tradicionais?

fibra óptica é melhor do que as redes tradicionais

Com a chegada da fibra óptica e os grandes benefícios que ela oferece, muitas pessoas ficam em dúvida, se ela é realmente melhor do que as redes tradicionais. As redes tradicionais são as mais utilizadas aqui no país, e são ADSL e a rede a cabo, e são elas que levam internet na maioria das casas e empresas do Brasil.

Entenda um pouco de cada uma e como funcionam.

ADSL

 

ADSL - (Linha Digital Assimétrica para Assinante)

 

A ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinante) é a evolução da linha discada, que usa linhas de telefone para transmitir o sinal da internet. A linha ADSL não ocupa o telefone pelo simples fato de ela usar três canais distintos, digitais, sendo assim, um canal para voz, que é a telefonia, um para downloads e outro para uploads, dessa forma passam três canais pelo mesmo lugar.

Conexão a cabo

 

Conexão a cabo

A conexão a cabo, esse é o tipo mais utilizado atualmente, ele usa o mesmo sistema de cabo das TVs a cabo, que usam cabos coaxiais, que são feitos de cobre, para a transmissão da internet. Quando combinado com pacotes de TV ele oferece um custo reduzido, pois usam o mesmo cabo para enviar sinais. Porém ocorre um problema muito comum nesse sistema, a perda de sinal e interferências eletromagnéticas.

Fibra óptica

 

Fibra Óptica

 

A fibra óptica oferece inúmeras vantagens, se relacionada as redes tradicionais, ela oferece um nível elevado na transmissão de sinais e dados, voz e vídeo. Ela oferece uma estrutura simples, eficiente e barata. Ela também oferece:

Maior capacidade de transmissão – Sendo a transmissão através da fibra óptica muito mais rápida, com velocidade que chega a Tb/s. A velocidade e estabilidade na conexão é melhor, carregando as páginas rapidamente, fazer videoconferências sem ruídos ou interrupções, os downloads são mais rápidos também.

Menor degradação de sinal – O sinal permanece bom, mesmo a longas distâncias;

Menor Latência – A latência é usada para descrever o atraso dos pacotes de dados, a fibra óptica é muito mais rápida, melhorando o problema de latência que acabam prejudicando os usuários;

Imunidade a interferências eletromagnéticas – Os fios de cobre são mais sensíveis a interferências eletromagnéticas, já o sinal por fibra óptica não sofre degradações ou interferências desse tipo, pois ela transmite o sinal por luz em um vidro, que se chama meio dielétrico;

Facilidade na instalação – A fibra óptica é muito mais fácil de ser instalada além dos cabos serem mais finos e flexíveis, isso faz com que a implantação seja até 70% mais barata e o custo com manutenção chega até 80% menor.

Após analisar os dados acima chega-se à conclusão que a internet por fibra óptica é a mais vantajosa e a melhor em todos os aspectos. Se você quer colocar fibra óptica na sua residência ou em sua empresa pode contratar os serviços de Link Dedicado da SkyCorp Solutions, com eles você vai poder contar com todo apoio possível e um serviço de extrema qualidade, com profissionais qualificados que já estão há anos no mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *